Pular para o conteúdo principal

Espetáculo "Terra Preta" é atração em Belém

Atores/atrizes do Terra Preta. Foto de reprodução via: Terra Preta.

A noite da próxima quarta-feira, 11, de abril vai ser totalmente diferente na grande Belém. No palco do Teatro Margarida Schivasappa vai ocorrer à apresentação do espetáculo teatral “Terra Preta”, onde vai mostrar um pouco das histórias da Amazônia. A “Terra Preta” foi um dos projetos teatrais contemplados no edital deste ano pelo Projeto Pauta Livre da Fundação Cultural do Pará.

O espetáculo teatral “Terra Preta” vai retratar um pouco das histórias do povo da Amazônia, que vem sendo esquecida por conta do descaso do poder publico, além que vai mostrar a rotina de milhares de mulheres que sofrem violência verbal e não verbal a cada dia em seus lares.

Foto reprodução: Terra Preta

A peça tem a direção de Rhero Lopes que destaca a importância do espetáculo. “Esse espetáculo representa muita coisa para a sociedade de forma geral, nele a gente traz as escalpeladas, as bolseiras, os políticos nessa guerra de corrupção, que assola os paraenses e os brasileiros”. Ainda diz. “O espetáculo tem essa importância porque ele traz a vivencia dos atores, é uma peça de fatos reais, que tem no humor a realidade do povo amazônico”, destaca Rhero.

A atriz Luana Oliveira vai interpretar a mãe escalpelada Régia. Foto: Terra Preta

Umas das personagens que marca a história do início ao fim do espetáculo é a dona Régia, uma mulher que sofreu por ser vítima de escalpelamento e estupro, e batalha para criar o seu único filho. Dona Régia vai ser encenada pela atriz Luana Oliveira, que destaca o papel na cena.

"É uma honra falar dessas mulheres, falar dessas histórias que infelizmente são deixadas de lado. Estou levando um aprendizado enorme quanto ser humano, aprendendo com cada história que esta ali sendo contada. A Régia é pra mim um exemplo de mulher, um exemplo de superação e de força. Ela nos mostra que jamais devemos nos calar diante de injustiças. Me identifico muito com a historia dela, é realmente um grande desafio para mim como atriz", disse a atriz Luana Oliveira.

Segundo Rhero, a peça é uma voz saindo das entranhas da terra, dando espaço às historias amazônicas que pouco a pouco são esquecidas. Desde os signos das construções narrativas populares, perpassando pela denúncia às violências contra as mulheres que nela vivem até a criticidade do cenário politico dominante.

A “Terra Preta” é um espaço de memória viva da região amazônica. Um recorte poético e político de um tempo em que nem esperar faz sentido.

“Quem for prestigiar o espetáculo vai ver a realidade das mulheres brasileiras, os preconceitos que nós sofremos diariamente, temos a Regia que é uma mulher que foi vitima de escalpelamento, tem um filho que foi fruto de um estupro, ela vem com toda força para mostrar a todas as mulheres que não devemos nos omitir a nenhum tipo de violência, e nem a descriminação”, concluiu a diretora Rhero.

As vendas dos ingressos para o espetáculo teatral “Terra Preta” está no valor de R$ 20,00 (com meia entrada para estudantes), você pode adquirir diretamente com os membros da direção do espetáculo pelo fone: (91) 98157-6149.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A marca italiana de produtos cosméticos chega no Pará com novo conceito de tratamento

Na última sexta (15), a marca italiana Prévia fez o lançamento dos seus produtos naturais e veganos no Salão SM Coiffeur, na Brás de Aguiar 742, em Belém. O SM Coiffeur é o primeiro salão a oferecer os produtos da Prévia para os clientes da capital paraense.
Segundo o representante da marca italiana Eric Barbugiani, os produtos são totalmente diferentes dos que são usados em muitos salões, além de trazer terapias naturais existentes no mercado de cosméticos. "Nossos condicionadores e máscaras de terapia têm 97 e 98% de ingredientes naturais, respectivamente - são muito fáceis de usar, têm perfumes que são encantadores e apaixonam também pelo conceito. Nós acreditamos muito na região Norte e no mercado paraense, em todo o seu potencial e, por isso, Belém e Manaus ainda são algumas das primeiras capitais a oferecerem Previa em todo o Brasil", disse Eric.

Eric Barbugiani, ainda destaca a importância da chegada da marca italiana no Pará e no Salão SM. "Tem havido um grande…

Aluno-atleta de Badminton da escola Santa Maria de Belém conquista o Campeonato Paraense de Badminton

Na tarde deste domingo (09), o aluno-atleta de Badminton do 3º  da escola Santa Maria de Belém, André Bernal, sagrou-se campeão do Campeonato Paraense de Badminton 2018 conquistando o pódio em três categorias: na sub-19, na principal e na dupla mista. O campeonato organizado pela Federação de Badminton do Pará foi realizado na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O campeonato teve inicio no sábado com as partidas classificatórias, e André Bernal mostrou desde o começo que ia brigar por medalhas, e foi o que aconteceu neste domingo conquistando em três categorias o ouro do Parazão de Badminton. Para mãe do aluno-atleta, Nagela Bernal, o jovem se preparou para cada partida. “Os jogos foram difíceis, fiquei nervosa acompanhando cada lance das partidas, mas estava confiante que ele não ia me decepcionar”, disse Nagela.
Segundo o atleta André Bernal, as partidas foram de alto nível técnico, com jovens atletas e veteranos mostrando que o Badminton cresce a …

Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH-PA traz para 4ª com RH, o palestrante Yuzo Igarashi

A Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH-PA vai realizar nesta quarta-feira, 08, no auditório Benedito Nunes da Livraria Saraiva, que fica no 2º piso do Shopping Boulevard, o ’’Papos e Ideias na 4ª com RH”, com o tema: Tomada de decisão e o seu cérebro. Quem decide? Para ministrar essa palestra foi convidado o palestrante Yuzo Igarashi. Para participar do evento basta se inscrever gratuitamente acessando: eventos@abrhpa.org.br, a palestra vai iniciar às 19h.
O evento é promovido pela ABRH-PA, que tem como principal objetivo fomentar discussões e debates sobre assuntos relacionados ao trabalho no momento atual, além de levar informações para o publico que queira aumentar o seu leque de conhecimento. “O objetivo é ampliar o conhecimento do publico, fazer com que ele possa se aperfeiçoar ainda com novos métodos”, reiterou a Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Seccional do Pará, Cármen Mateus.
Para o palestrante Yuzo Igarashi o evento tem uma grande importância para o públic…