Pular para o conteúdo principal

Alunos-atletas paraenses superam obstáculos em Seletiva Nacional de Esportes

Vaga em mundial não veio, mas desempenho agradou a todos


Delegação de volta a Belém. Foto: ASCOM FPDE

Belém-PA - Não deu para os paraenses no maior evento de desporto escolar do Brasil, a Seletiva Nacional de Gymnasiade 2018, que dava a vaga na maior competição escolar do planeta, o Mundial de Gymnasiade, na cidade de Maraquexe, no Marrocos.

Para os alunos-atletas paraenses o evento foi de superação e garra. Muitos desses jovens atletas que estão iniciando a carreira esportiva são de família humilde, que moram no interior do estado do Pará, e nas periferias de Belém.

A maioria desses alunos-atletas muitas das vezes não têm uma alimentação adequada, os equipamentos necessários para praticar o esporte em si, muitos desses jovens trabalham e estudam para ajudar nas despesas da casa, mas com todo essas barreiras, eles se superaram e emocionaram o Pará e o Brasil, na maior competição esportiva do desporto.

Cidade de Portel em festa.
A vaga no mundial de Gimnasiade na cidade de Maraquexe, no Marrocos, não veio, mas o quinto lugar dos 3000m no atletismo foi um feito de conquista para a aluna-atleta Janaira dos Santos Martins, de 16 anos, moradora do município de Portel que margeia as águas do Marajó no estado do Pará.

A aluna-atleta Janaira, ao lado do seu treinador Arisnei Dias

Para quem não conhece a história da ribeirinha Janaíra dos Santos, que estuda na Escola pública Marechal Deodoro, moradora da Vila São João Batista, comunidade pertencente ao município de Portel, no interior do Pará, com uma distância aproximada de 267 quilômetros da cidade de Belém. A jovem atleta Janaira mostra que as dificuldade não são desculpas para almejar o sucesso.

Sem energia elétrica em casa durante à noite, sem internet para navegar nas redes sociais, a jovem ainda tem que sair de sua Vila até a cidade de Portel onde treina na pista de atletismo, de barco pelo Rio Camarapi, ela leva 5 horas para chegar na cidade.

Segundo a jovem, todo esse esforço foi recompensado. "Representar a minha cidade e o Pará, isso para mim é algo gratificante. Chegar no quinto lugar, por tudo que passei, é pra comemorar", disse Janaira.

Presidente da FPDE no segundo a esq. Gilson Pereira segurando a bandeira do Pará ao lado dos atletas.

Além da jovem, outros atletas mostraram garra e força de vontade para superar as suas limitações físicas e emocionais. Um exemplo disso é o jovem atleta judoca Vinícius Leão, que pratica a modalidade desde 2013, e disputou a seletiva nacional Gyamnasiade com brilho e emoção. Com um encurtamento no braço direito que poderia se tornar uma fraqueza na modalidade, Vinicius transforma ausência em oportunidade.

A chegada da delegação de São Paulo, para Belém está prevista para às 15h desta terça-feira.

Delegação tirando foto antes do embarque para o Pará

A Federação Paraense de Desporto Escola conta com o apoio do Estado do Pará através do Núcleo de Esporte e Lazer- NEL, e da Secretaria de Estado de Educação- SEDUC-PA.

A Seletiva Nacional de Gyamnasiade 2018 é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP),

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A marca italiana de produtos cosméticos chega no Pará com novo conceito de tratamento

Na última sexta (15), a marca italiana Prévia fez o lançamento dos seus produtos naturais e veganos no Salão SM Coiffeur, na Brás de Aguiar 742, em Belém. O SM Coiffeur é o primeiro salão a oferecer os produtos da Prévia para os clientes da capital paraense.
Segundo o representante da marca italiana Eric Barbugiani, os produtos são totalmente diferentes dos que são usados em muitos salões, além de trazer terapias naturais existentes no mercado de cosméticos. "Nossos condicionadores e máscaras de terapia têm 97 e 98% de ingredientes naturais, respectivamente - são muito fáceis de usar, têm perfumes que são encantadores e apaixonam também pelo conceito. Nós acreditamos muito na região Norte e no mercado paraense, em todo o seu potencial e, por isso, Belém e Manaus ainda são algumas das primeiras capitais a oferecerem Previa em todo o Brasil", disse Eric.

Eric Barbugiani, ainda destaca a importância da chegada da marca italiana no Pará e no Salão SM. "Tem havido um grande…

Aluno-atleta de Badminton da escola Santa Maria de Belém conquista o Campeonato Paraense de Badminton

Na tarde deste domingo (09), o aluno-atleta de Badminton do 3º  da escola Santa Maria de Belém, André Bernal, sagrou-se campeão do Campeonato Paraense de Badminton 2018 conquistando o pódio em três categorias: na sub-19, na principal e na dupla mista. O campeonato organizado pela Federação de Badminton do Pará foi realizado na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O campeonato teve inicio no sábado com as partidas classificatórias, e André Bernal mostrou desde o começo que ia brigar por medalhas, e foi o que aconteceu neste domingo conquistando em três categorias o ouro do Parazão de Badminton. Para mãe do aluno-atleta, Nagela Bernal, o jovem se preparou para cada partida. “Os jogos foram difíceis, fiquei nervosa acompanhando cada lance das partidas, mas estava confiante que ele não ia me decepcionar”, disse Nagela.
Segundo o atleta André Bernal, as partidas foram de alto nível técnico, com jovens atletas e veteranos mostrando que o Badminton cresce a …

Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH-PA traz para 4ª com RH, o palestrante Yuzo Igarashi

A Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH-PA vai realizar nesta quarta-feira, 08, no auditório Benedito Nunes da Livraria Saraiva, que fica no 2º piso do Shopping Boulevard, o ’’Papos e Ideias na 4ª com RH”, com o tema: Tomada de decisão e o seu cérebro. Quem decide? Para ministrar essa palestra foi convidado o palestrante Yuzo Igarashi. Para participar do evento basta se inscrever gratuitamente acessando: eventos@abrhpa.org.br, a palestra vai iniciar às 19h.
O evento é promovido pela ABRH-PA, que tem como principal objetivo fomentar discussões e debates sobre assuntos relacionados ao trabalho no momento atual, além de levar informações para o publico que queira aumentar o seu leque de conhecimento. “O objetivo é ampliar o conhecimento do publico, fazer com que ele possa se aperfeiçoar ainda com novos métodos”, reiterou a Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Seccional do Pará, Cármen Mateus.
Para o palestrante Yuzo Igarashi o evento tem uma grande importância para o públic…