Pular para o conteúdo principal

3ª Copa Norte Nordeste de Badminton! Em busca do ouro, paraense viaja para São Luís/MA

André Bernal/ Foto: Jessé Lima

O jovem atleta de Badminton André Bernal Fernandes, 16 anos, vai representar o estado do Pará, na terceira edição da Copa Norte Nordeste de Badminton 2017, que será realizada em São Luís, no Maranhão, nos dias 18 a 21 de maio, os jogos serão disputados nas modalidades Jovens e Adultos. Além do Atleta André Bernal, o Pará vai ter mais três representantes, o atleta Diogo Borges, 18 anos, Batista Jonas e Vinícius Pires.

As competições serão no ginásio da APAE São Luís, localizado na Rua Granja Barreto nº 01, no Bairro Outeiro da Cruz, na capital maranhense, com partidas nas categorias Simples Masculinas, Simples Feminina, Dupla Mista, Dupla Masculina e Dupla Feminina.

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com o apoio da Federação de Badminton do Estado do Maranhão (FEBAMA).

A 3ª edição da Copa de Badminton vai ser a primeira no currículo do Atleta André Bernal, que já conquistou em sua curta carreira, duas medalhas de ouro. A primeira conquista foi em fevereiro de 2016, onde conquistou o primeiro lugar no Campeonato Escolar de Badminton, que foi realizado pela Federação Paraense de Desporto Escolar- FPDE. E ainda em 2016 veio mais um pódio, no Torneio de Férias o “SOGIMA OPEM 2016" ouro na categoria individual e em dupla.

Para o atleta, a 3ª Copa Norte Nordeste de Badminton vai ser muito importante para a sua trajetória nesse esporte.

"Vejo esse campeonato como uma grande oportunidade para o meu crescimento no Badminton, irei disputar com atletas de outros estados, com isso poderei ver o meu nível de competição", disse o atleta André.

O seu amigo e atleta Diogo Borges destaca o desafio que vai ser disputar um campeonato fora do Pará. "Estou muito ansioso por essa viagem, sei que não vai ser fácil, mas iremos lá pra ganhar. Estou muito feliz por ter essa oportunidade de mostrar o que eu sei fazer, essa é uma oportunidade única que não quero deixar passar", disse Diogo Borges.

Segundo o pai do Atleta, André Fernandes, toda a família está confiante em seu desempenho na Copa.

"Estamos confiantes num grande desempenho dele no campeonato, tenho certeza que ele vai trazer títulos pra gente e pro Pará", disse.



André e Diogo Borges/Foto: Jessé Lima

O pai ainda destaca o apoio do Banco da Amazônia que patrocina o esporte amador e principalmente a revelação do Badminton.

"O Banco da Amazônia é um dos grandes responsáveis pela permanência dele no esporte, só tenho a agradecer a esse total apoio que ele vem recebendo. Infelizmente não contamos com nenhum apoio do nosso Estado", concluiu o pai do atleta André Bernal.

No campeonato foram inscritos 85 atletas, sendo 23 mulheres e 62 homens, de 18 clubes de 5 estados da federação. O estado do Maranhão conta com maior número de participantes, 28 atletas no total.

Treinamento na quadra da escola Tiradentes

A viagem para o Maranhão está marcada para essa quarta-feira, 17 (hoje), pela manhã. Os jovens irão de carro com o pai de André Bernal até a cidade de São Luís. André Bernal, Diogo Borges, Vinícius e Jonas vão competir nas modalidades individuais e em duplas. O André nas individuais e duplas sub 19.


Badminton como esporte

Segundo a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), o Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esporte são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.

Como é jogado

O badminton é praticado um contra um ou em duplas. Utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros.

Regras do jogo

O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três games de 15 pontos. O jogo é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três games (sets). Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos.

Nomes dos principais golpes (batidas):

- Drop shot: batida curta em que a peteca (volante) cai junto à rede.
- Lob: batida forte e longa em que a peteca encobre o jogador adversário.
- Drive: batida rápida e paralela ao chão. Nesta jogada a peteca passa bem rente a rede.
-Smash: parecida com a cortada do Voleibol. É uma batida rápida e forte na peteca, na direção de cima para baixo.

Badminton no Brasil e no mundo

Segundo a CBBd, o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo. É muito popular em países do Oriente como, por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia.

As competições internacionais oficiais de Badminton são organizadas pela IBF (Federação Internacional de Badminton).

No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBBd (Confederação Brasileira de Badminton).

As principais competições de badminton são: Copa Sudirnan (duplas masculinas e femininas), Copa Thomas (duplas masculina), Copa Uber (duplas femininas). Porém, a competição mais importante é o Campeonato Mundial de Badminton. O último ocorreu em Jacarta (capital da Indonésia) em agosto de 2015. O próximo Mundial ocorrerá em 2017, na cidade de Glasgow (Escócia).

Atualmente, a China pode ser considerada a grande potência do badminton mundial. O país foi o que mais ganhou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Outros países muito fortes neste esporte são: Indonésia, Japão, Espanha e Coreia do Sul.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A marca italiana de produtos cosméticos chega no Pará com novo conceito de tratamento

Na última sexta (15), a marca italiana Prévia fez o lançamento dos seus produtos naturais e veganos no Salão SM Coiffeur, na Brás de Aguiar 742, em Belém. O SM Coiffeur é o primeiro salão a oferecer os produtos da Prévia para os clientes da capital paraense.
Segundo o representante da marca italiana Eric Barbugiani, os produtos são totalmente diferentes dos que são usados em muitos salões, além de trazer terapias naturais existentes no mercado de cosméticos. "Nossos condicionadores e máscaras de terapia têm 97 e 98% de ingredientes naturais, respectivamente - são muito fáceis de usar, têm perfumes que são encantadores e apaixonam também pelo conceito. Nós acreditamos muito na região Norte e no mercado paraense, em todo o seu potencial e, por isso, Belém e Manaus ainda são algumas das primeiras capitais a oferecerem Previa em todo o Brasil", disse Eric.

Eric Barbugiani, ainda destaca a importância da chegada da marca italiana no Pará e no Salão SM. "Tem havido um grande…

Aluno-atleta de Badminton da escola Santa Maria de Belém conquista o Campeonato Paraense de Badminton

Na tarde deste domingo (09), o aluno-atleta de Badminton do 3º  da escola Santa Maria de Belém, André Bernal, sagrou-se campeão do Campeonato Paraense de Badminton 2018 conquistando o pódio em três categorias: na sub-19, na principal e na dupla mista. O campeonato organizado pela Federação de Badminton do Pará foi realizado na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O campeonato teve inicio no sábado com as partidas classificatórias, e André Bernal mostrou desde o começo que ia brigar por medalhas, e foi o que aconteceu neste domingo conquistando em três categorias o ouro do Parazão de Badminton. Para mãe do aluno-atleta, Nagela Bernal, o jovem se preparou para cada partida. “Os jogos foram difíceis, fiquei nervosa acompanhando cada lance das partidas, mas estava confiante que ele não ia me decepcionar”, disse Nagela.
Segundo o atleta André Bernal, as partidas foram de alto nível técnico, com jovens atletas e veteranos mostrando que o Badminton cresce a …

Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH-PA traz para 4ª com RH, o palestrante Yuzo Igarashi

A Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH-PA vai realizar nesta quarta-feira, 08, no auditório Benedito Nunes da Livraria Saraiva, que fica no 2º piso do Shopping Boulevard, o ’’Papos e Ideias na 4ª com RH”, com o tema: Tomada de decisão e o seu cérebro. Quem decide? Para ministrar essa palestra foi convidado o palestrante Yuzo Igarashi. Para participar do evento basta se inscrever gratuitamente acessando: eventos@abrhpa.org.br, a palestra vai iniciar às 19h.
O evento é promovido pela ABRH-PA, que tem como principal objetivo fomentar discussões e debates sobre assuntos relacionados ao trabalho no momento atual, além de levar informações para o publico que queira aumentar o seu leque de conhecimento. “O objetivo é ampliar o conhecimento do publico, fazer com que ele possa se aperfeiçoar ainda com novos métodos”, reiterou a Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Seccional do Pará, Cármen Mateus.
Para o palestrante Yuzo Igarashi o evento tem uma grande importância para o públic…