Pular para o conteúdo principal

Secretários municipais de Meio Ambiente do Estado pedem mais segurança

Foto: Via Whatsapp


Na última segunda-feira, 07, o Ministério Público do Estado do Pará promoveu reunião de trabalho com o Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Estado do Pará (FOPESMMA), para tratar de diversos assuntos inerentes à questão ambiental e de forma especial a segurança dos agentes que atuam nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMAs).

Presidiu a reunião o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Pará, Promotor de Justiça Dr Nilton Gurjão das Chagas, da qual estiveram presentes também o Diretor de Polícia do Interior, Delegado João Bosco Rodrigues Junior; o Delegado Benassuly, representando a Secretaria de Segurança Pública; o Ten. Cel. PM Fernando Biloia, do Gabinete Militar do Ministério Público do Estado do Pará; a atual presidente do FOPESMMA e titular da SEMMA de Muaná, Leontina Márcia Sidônio; os secretários de Meio Ambiente dos municípios de Abaetetuba (Emiko Alves), Bonito (José Oscar Peixoto), Bragança (Luís Eustórgio Borges), Cachoeira do Piriá (Angélica Saraiva), Irituia (Francisco Nunes da Silva), São Miguel do Guamá (Iracema Cruz) e Terra Alta (Elidens Pinheiro). Além destes, representando o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) estava o sr. William Resende.

Durante a reunião todos os Secretários Municipais presentes manifestaram algumas dificuldades em cumprir com a legislação ambiental nos municípios. Luís Eustórgio Borges, titular da SEMMA Bragança e ex-presidente do FOPESMMA, expôs que a sociedade vê os órgãos ambientais de todas as instâncias como órgãos repressores, o que não é verdade, pois a repressão só é feita quando um crime ambiental é de fato comprovado.

O Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Estado do Pará apresentou algumas propostas, entre as quais pede o apoio do MPE e dos órgãos de segurança do Estado no tocante à segurança tanto dos secretários como de todos os servidores que trabalham nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente uma vez  que estão vulneráveis a ameaças, principalmente quando há ações nas áreas de fiscalização e monitoramento ambiental.

"Todas as propostas são coerentes e necessárias para que possamos desempenhar nosso trabalho com eficácia e minimizar o estado de vulnerabilidade que nós secretários e nossos fiscais se encontram, e poder trabalhar com mais tranquilidade", disse a presidente do FOPESMMA, a Secretária de Muaná Leontina Márcia.

"Entendemos que foi de fundamental importância esta reunião, primeiro pelo respeito com o Fórum de Secretários e segundo por saber que Órgãos tão importantes como Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, estiveram presentes para ouvir os problemas de ameaça e da falta de segurança que nós secretários municipais de meio ambiente estamos vivendo atualmente", ratificou a secretária Leontina Márcia.

“A falta de segurança vem assustando a todos que buscam melhorias para seus municípios, principalmente os secretários municipais que lutam dia e noite pela ordem de preservar o meio ambiente, em conformidade à legislação vigente, disse o secretário de Bragança Luís Eustórgio Borges.

No último dia 13 de Outubro o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo de Altamira, Luiz Alberto Araújo, foi brutalmente assassinado. Luiz Alberto, de acordo com informações divulgadas, chegou a reclamar sobre ameaças que recebeu decorrente das ações de apuração de denúncia e de fiscalização ambiental naquele município.

O Diretor de Polícia do Interior, Delegado João Bosco, esclareceu a todos os presentes que as investigações para apuração dos fatos estão ocorrendo e que em breve o crime elucidado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A marca italiana de produtos cosméticos chega no Pará com novo conceito de tratamento

Na última sexta (15), a marca italiana Prévia fez o lançamento dos seus produtos naturais e veganos no Salão SM Coiffeur, na Brás de Aguiar 742, em Belém. O SM Coiffeur é o primeiro salão a oferecer os produtos da Prévia para os clientes da capital paraense.
Segundo o representante da marca italiana Eric Barbugiani, os produtos são totalmente diferentes dos que são usados em muitos salões, além de trazer terapias naturais existentes no mercado de cosméticos. "Nossos condicionadores e máscaras de terapia têm 97 e 98% de ingredientes naturais, respectivamente - são muito fáceis de usar, têm perfumes que são encantadores e apaixonam também pelo conceito. Nós acreditamos muito na região Norte e no mercado paraense, em todo o seu potencial e, por isso, Belém e Manaus ainda são algumas das primeiras capitais a oferecerem Previa em todo o Brasil", disse Eric.

Eric Barbugiani, ainda destaca a importância da chegada da marca italiana no Pará e no Salão SM. "Tem havido um grande…

Aluno-atleta de Badminton da escola Santa Maria de Belém conquista o Campeonato Paraense de Badminton

Na tarde deste domingo (09), o aluno-atleta de Badminton do 3º  da escola Santa Maria de Belém, André Bernal, sagrou-se campeão do Campeonato Paraense de Badminton 2018 conquistando o pódio em três categorias: na sub-19, na principal e na dupla mista. O campeonato organizado pela Federação de Badminton do Pará foi realizado na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O campeonato teve inicio no sábado com as partidas classificatórias, e André Bernal mostrou desde o começo que ia brigar por medalhas, e foi o que aconteceu neste domingo conquistando em três categorias o ouro do Parazão de Badminton. Para mãe do aluno-atleta, Nagela Bernal, o jovem se preparou para cada partida. “Os jogos foram difíceis, fiquei nervosa acompanhando cada lance das partidas, mas estava confiante que ele não ia me decepcionar”, disse Nagela.
Segundo o atleta André Bernal, as partidas foram de alto nível técnico, com jovens atletas e veteranos mostrando que o Badminton cresce a …

André Bernal entra em quadra neste sábado e domingo para o Campeonato Paraense de Badminton

O Campeonato Paraense de Badminton 2018 será realizado neste sábado (08) e domingo (09) às 8h na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O atleta medalhista André Bernal entra em quadra visando o lugar mais alto da competição, nas categoria sub-19 individual, na principal individual e dupla na principal mista com a atleta Lorena Raissa.

André Bernal de camisa branca do Banco da Amazônia ao lado dos amigos de quadra Lorena Raíssa e Andrey Tavares Para o jovem atleta André, a competição é muito importante por se tratar do Paraense de Badminton “Não é uma competição qualquer, é uma competição onde vai ter os melhores do estado”, disse André Bernal.
André Bernal treina ao lado de seus amigos de Badminton Hoje o treino foi no ginásio do Núcleo de Esportes e Lazer- (NEL) com os professores Orbelio Neto e Paulo Almeida, e sua companheira de quadra na principal Mista Lorena Raíssa.
Segundo a mãe de Bernal, Nagela Bernal, o jovem tem grandes chances de conquistar as…