Pular para o conteúdo principal

As consequências das queimadas


Foto: WikiGeo


A Floresta Amazônica vem sofrendo a cada dia que passa com o desmatamento praticado pelo próprio homem, causando prejuízos à Biodiversidade.

Uma das práticas que ainda se vê com frequência no Bioma são as queimadas motivadas muitas vezes para a limpeza de pastos e/ou para o preparo de áreas para o plantio.

Segundo dados do Programa de Monitoramento de Queimadas/Incêndios Florestais do INPE;(http://www.inpe.br/queimadas) Mato Grosso e Pará são os Estados com o maior número de focos acumulados entre o início deste ano até o último dia 22 de Setembro. Neste período, tendo como referência as imagens obtidas pelo satélite AQUA_M-T o Estado do MT teve quase 25 mil focos de incêndio seguido pelo Estado do PA, com aproximadamente 13 mil focos.

Só no mês de Setembro (entre os dias 1º e 22), o Estado do MT teve aproximadamente 8 mil focos de incêndios e o Estado do PA teve quase 4 mil focos.

Além do problema de destruir a vegetação com objetivos econômicos há que se ressaltar que tal prática traz consequências graves ao Planeta.

São vários os impactos. O primeiro deles, sem dúvida alguma, é a destruição! Contudo deve-se observar que as queimadas tem grande participação no efeito estufa, considerado o segundo maior problema de ordem ambiental.

O fogo destrói inúmeras espécies de fauna e flora dos mais variados locais. Quando se está fazendo a remoção da vegetação original de um lugar com o fogo também se está causando a morte de muitos seres vivos dentre plantas e animais.

Algumas espécies desaparecem todos os anos exatamente porque se concentram em regiões em que as queimadas são uma constante. Esse desaparecimento de espécies acaba gerando o chamado desequilíbrio natural. Algumas cadeias alimentares são prejudicadas e outras espécies acabam sumindo pela falta de alimento.

A falta da vegetação também causa a extinção e a diminuição de várias espécies, lembrando que muitas destas espécies dependem da vegetação para sobreviver, o que, consequentemente, como resultado, é que muitas espécies acabam se deslocando de seus habitats naturais para outros locais.

Modo de prevenção:

As pontas de cigarro devem ser devidamente apagas para não gerar incêndio para poder jogar no lixo onde é o seu lugar. Nunca diretamente na natureza, muito menos quando ainda estiver em brasa.

Jogar o lixo corretamente é essencial. O vidro, por exemplo, se exposto ao sol por se aquecer demais e pode dar início a um incêndio.

As queimadas feitas pelos seres humanos para renovar pasto ou cultura da região também são perigosas, pois é fácil perder o controle. O fogo pode se alastrar prejudicando a área de quem ateou o fogo e a de vizinhos. Além disso, essa prática acelera o empobrecimento do solo.

Se tiver um terreno, mantenha-o o mais limpo possível, retirando o máximo de material que possa alimentar o fogo.

Faça a sua parte e assuma uma postura positiva e verdadeira diante da vida, pois se cada um fizer a sua parte para a preservação e a conservação das condições mínimas de vida na Terra, com certeza o Planeta agradecerá.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE BRAGANÇA - SEMMA, tem trabalhado constantemente para garantir o desenvolvimento sustentável do município. Assim, caso você tenha conhecimento de algum incêndio criminoso não deixe de procurar a Secretaria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A marca italiana de produtos cosméticos chega no Pará com novo conceito de tratamento

Na última sexta (15), a marca italiana Prévia fez o lançamento dos seus produtos naturais e veganos no Salão SM Coiffeur, na Brás de Aguiar 742, em Belém. O SM Coiffeur é o primeiro salão a oferecer os produtos da Prévia para os clientes da capital paraense.
Segundo o representante da marca italiana Eric Barbugiani, os produtos são totalmente diferentes dos que são usados em muitos salões, além de trazer terapias naturais existentes no mercado de cosméticos. "Nossos condicionadores e máscaras de terapia têm 97 e 98% de ingredientes naturais, respectivamente - são muito fáceis de usar, têm perfumes que são encantadores e apaixonam também pelo conceito. Nós acreditamos muito na região Norte e no mercado paraense, em todo o seu potencial e, por isso, Belém e Manaus ainda são algumas das primeiras capitais a oferecerem Previa em todo o Brasil", disse Eric.

Eric Barbugiani, ainda destaca a importância da chegada da marca italiana no Pará e no Salão SM. "Tem havido um grande…

Aluno-atleta de Badminton da escola Santa Maria de Belém conquista o Campeonato Paraense de Badminton

Na tarde deste domingo (09), o aluno-atleta de Badminton do 3º  da escola Santa Maria de Belém, André Bernal, sagrou-se campeão do Campeonato Paraense de Badminton 2018 conquistando o pódio em três categorias: na sub-19, na principal e na dupla mista. O campeonato organizado pela Federação de Badminton do Pará foi realizado na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O campeonato teve inicio no sábado com as partidas classificatórias, e André Bernal mostrou desde o começo que ia brigar por medalhas, e foi o que aconteceu neste domingo conquistando em três categorias o ouro do Parazão de Badminton. Para mãe do aluno-atleta, Nagela Bernal, o jovem se preparou para cada partida. “Os jogos foram difíceis, fiquei nervosa acompanhando cada lance das partidas, mas estava confiante que ele não ia me decepcionar”, disse Nagela.
Segundo o atleta André Bernal, as partidas foram de alto nível técnico, com jovens atletas e veteranos mostrando que o Badminton cresce a …

André Bernal entra em quadra neste sábado e domingo para o Campeonato Paraense de Badminton

O Campeonato Paraense de Badminton 2018 será realizado neste sábado (08) e domingo (09) às 8h na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O atleta medalhista André Bernal entra em quadra visando o lugar mais alto da competição, nas categoria sub-19 individual, na principal individual e dupla na principal mista com a atleta Lorena Raissa.

André Bernal de camisa branca do Banco da Amazônia ao lado dos amigos de quadra Lorena Raíssa e Andrey Tavares Para o jovem atleta André, a competição é muito importante por se tratar do Paraense de Badminton “Não é uma competição qualquer, é uma competição onde vai ter os melhores do estado”, disse André Bernal.
André Bernal treina ao lado de seus amigos de Badminton Hoje o treino foi no ginásio do Núcleo de Esportes e Lazer- (NEL) com os professores Orbelio Neto e Paulo Almeida, e sua companheira de quadra na principal Mista Lorena Raíssa.
Segundo a mãe de Bernal, Nagela Bernal, o jovem tem grandes chances de conquistar as…