Pular para o conteúdo principal

Semana do Meio Ambiente teve programação intensa, em Bragança-Pa

Nos dias 5 a 11 deste mês, no município de Bragança, localizada no nordeste do Pará foi realizada a Semana do Meio Ambiente, que, em sua abertura, teve a instalação do Jardim Botânico, por meio de Decreto Municipal assinado pelo prefeito João Nelson Magalhães.

O município de Bragança, com a assinatura do decreto passa ser um dos municípios brasileiros com Jardim Botânico, no país, sendo o segundo no Estado do Pará. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Bragança, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Estiveram presentes ao evento o Presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), João Neves Toledo; do Curador de Coleções do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, prof. Dr. Cláudio Nicoletti; do Diretor do Jardim Botânico de Jundiaí/SP e Vice-Presidente da RBJB, prof. Dr. Renato Steck; da representante do Museu Paraense Emílio Goeldi/Jardim Botânico Emílio Goeldi (MPEG), prof. Dra. Vera Bastos; representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade-SEMAS, prof. Msc José Reinaldo Carvalho; entre outras autoridades municipais e pessoas interessadas sobre o assunto.

Segundo o Curador de Coleções do JB do Rio de Janeiro, Cláudio Nicoletti, Bragança deu um passo importante para o desenvolvimento ambiental. "A criação do Jardim Botânico de Bragança é um avanço muito importante e ousado para o município e para o Norte do Brasil. Eu enxergo esse trabalho com orgulho", Disse Cláudio Nicoletti.

O município de Bragança, conta com área de reserva extrativista, e com proposta de amplia sua política ambiental, abrindo vários leques de possibilidades, que podem ir desde um sistema de estudo pelas instituições de ensino Superiores, como para o turismo ecológico e empreendimentos na economia sustentável.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente e presidente do Fórum Paraense de Secretários de Meio Ambiente, Luís Eustórgio Pinheiro Borges, a implantação do Jardim Botânico é um avanço para o município. "A instalação de um Jardim Botânico no município de Bragança é um marco importante para a história do município, para o Estado e para a Amazônia", disse.

Bragança - Pa

A cidade de Bragança é o maior polo pesqueiro do Estado do Pará, exportando sua produção principalmente para as capitais do Nordeste e do estado do Pará. Há grande atividade pecuária, agricultura e extrativismo de caranguejos.
Bragança é considerada a cidade mais antiga da Amazônia, próxima a completar 403 anos. Possui a maior faixa contínua de mangue da América Latina, tem um potencial cultural e turístico imenso, além de oferecer a farinha de mandioca mais cobiçada do Planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A marca italiana de produtos cosméticos chega no Pará com novo conceito de tratamento

Na última sexta (15), a marca italiana Prévia fez o lançamento dos seus produtos naturais e veganos no Salão SM Coiffeur, na Brás de Aguiar 742, em Belém. O SM Coiffeur é o primeiro salão a oferecer os produtos da Prévia para os clientes da capital paraense.
Segundo o representante da marca italiana Eric Barbugiani, os produtos são totalmente diferentes dos que são usados em muitos salões, além de trazer terapias naturais existentes no mercado de cosméticos. "Nossos condicionadores e máscaras de terapia têm 97 e 98% de ingredientes naturais, respectivamente - são muito fáceis de usar, têm perfumes que são encantadores e apaixonam também pelo conceito. Nós acreditamos muito na região Norte e no mercado paraense, em todo o seu potencial e, por isso, Belém e Manaus ainda são algumas das primeiras capitais a oferecerem Previa em todo o Brasil", disse Eric.

Eric Barbugiani, ainda destaca a importância da chegada da marca italiana no Pará e no Salão SM. "Tem havido um grande…

Aluno-atleta de Badminton da escola Santa Maria de Belém conquista o Campeonato Paraense de Badminton

Na tarde deste domingo (09), o aluno-atleta de Badminton do 3º  da escola Santa Maria de Belém, André Bernal, sagrou-se campeão do Campeonato Paraense de Badminton 2018 conquistando o pódio em três categorias: na sub-19, na principal e na dupla mista. O campeonato organizado pela Federação de Badminton do Pará foi realizado na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O campeonato teve inicio no sábado com as partidas classificatórias, e André Bernal mostrou desde o começo que ia brigar por medalhas, e foi o que aconteceu neste domingo conquistando em três categorias o ouro do Parazão de Badminton. Para mãe do aluno-atleta, Nagela Bernal, o jovem se preparou para cada partida. “Os jogos foram difíceis, fiquei nervosa acompanhando cada lance das partidas, mas estava confiante que ele não ia me decepcionar”, disse Nagela.
Segundo o atleta André Bernal, as partidas foram de alto nível técnico, com jovens atletas e veteranos mostrando que o Badminton cresce a …

André Bernal entra em quadra neste sábado e domingo para o Campeonato Paraense de Badminton

O Campeonato Paraense de Badminton 2018 será realizado neste sábado (08) e domingo (09) às 8h na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O atleta medalhista André Bernal entra em quadra visando o lugar mais alto da competição, nas categoria sub-19 individual, na principal individual e dupla na principal mista com a atleta Lorena Raissa.

André Bernal de camisa branca do Banco da Amazônia ao lado dos amigos de quadra Lorena Raíssa e Andrey Tavares Para o jovem atleta André, a competição é muito importante por se tratar do Paraense de Badminton “Não é uma competição qualquer, é uma competição onde vai ter os melhores do estado”, disse André Bernal.
André Bernal treina ao lado de seus amigos de Badminton Hoje o treino foi no ginásio do Núcleo de Esportes e Lazer- (NEL) com os professores Orbelio Neto e Paulo Almeida, e sua companheira de quadra na principal Mista Lorena Raíssa.
Segundo a mãe de Bernal, Nagela Bernal, o jovem tem grandes chances de conquistar as…