Pular para o conteúdo principal

Município de Bragança recebe na noite de terça-feira, o Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia.

Foto: Prefeitura de Bragança

A primeira edição do Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia ocorreu na noite desta terça-feira, 21, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O município de Bragança, nordeste do Pará, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi premiado com troféu e certificado na categoria Educação Ambiental; com o projeto “Sala Verde Caeteuara”.

O prêmio foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, com recursos do Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, e conta com iniciativas desenvolvidas pelos governos municipais e organizações da sociedade civil é uma das linhas de ação do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA.

A cerimônia de premiação teve 140 iniciativas representadas por oito Estados do Bioma Amazônia, voltadas para o desenvolvimento sustentável, sendo 51 reconhecidas por mérito e 10 práticas premiadas em cinco categorias. No Estado do Pará teve quatro projetos premiados e 16 iniciativas certificadas.

Compareceu ao evento o superintendente geral do Ibam, Paulo Timm; o chefe do escritório Norte do BNDES, Luiz Antônio Pazos, a coordenadora do Programa de Qualificação de Gestão Ambiental, Teresa Cristina Baratta, Coordenadora da Premiação de Boas Práticas Ambientais, Andréia Pitanguy de Romami, Secretário Extraordinário do PMV-Pa, Justiniano Neto, Secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários do MT, Suelme Evangelista Fernandes representando o Ministério do Meio Ambiente, Hugo Américo Rubert Schaedler Superintendente do Ibama no Pará e o prefeito de Bragança, Nelson Magalhães.

O superintendente geral do Ibam, Paulo Timm, destaca a importância da premiaçao. “Esses exemplos de boas práticas que os governos municipais estão fazendo e o que a sociedade organizada está produzindo na questão ambiental é importante que isso esteja registrado que seja divulgado, isso na verdade se constitui num instrumento capaz de incentivar justamente outros a se inspirarem nessas boas práticas para que também possam adota-las para que possamos avançar cada vez mais”, reiterou o superintendente geral do Ibam, Paulo Timm.

O projeto de Bragança premiado e certificado pelo Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia, “Sala Verde Caeteuara” visa à construção de uma sociedade sustentável, informada, critica e responsável pelos seus atos, tendo como objetivo ser um espaço multidisciplinar e transversal, incentivando o dialogo e a troca entre os participantes/integrantes/visitantes. 
Através da “Sala Verde Caeteuara” as ações referentes à educação ambiental passaram a ocorrer de forma sistematizada e continua, promovendo a educação ambiental.

Segundo o Secretario Municipal de Meio Ambiente de Bragança e Presidente do Fórum Permanente de Secretários de Meio Ambiente do Estado do Pará, Luís Eustórgio é um projeto que pode ser levado para outros Estados. “Essa conquista é de reconhecimento de boas praticas ambientais essa é maior representatividade que nós temos dentro do programa uma vez que são municípios que estão sendo agraciado com o prêmio que podem multiplicar essas práticas aqui vencedoras para outros lugares da Amazônia”

Segundo a Coordenadora do Programa de Qualificação de Gestão Ambiental, Teresa Cristina Baratta, o resultado de cada projeto foi gratificante. “O resultado para nós foi surpreendente. Porque revelou tudo uma forma de pensar um Brasil diferente, Brasil que se movi na direção da sustentabilidade, um país que cuida do meio ambiente, das suas florestas, isso indica uma transição do que a gente chama de economia tradicional para uma economia verde que é uma oportunidade já pra hoje. O papel do IBAM foi mapear todas essas iniciativas, esses projetos foram em números de 140 distribuídas em oito Estado do Bioma Amazônia, nós do IBAM só temos agradecer a todo esse empenho e sucesso dos projetos aos municípios que participaram”, disse a Coordenadora Geral, Teresa Cristina.

A proposta do Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia tem como proposta identificar, documentar e disseminar as iniciativas que estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável na região, em especial ações voltadas para o controle e redução do desmatamento, que tenham incidência sobre a melhoria das condições ambientais, sociais, econômicas e representem inovação nos padrões técnicos da gestão.



* Matéria, Jessé Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A marca italiana de produtos cosméticos chega no Pará com novo conceito de tratamento

Na última sexta (15), a marca italiana Prévia fez o lançamento dos seus produtos naturais e veganos no Salão SM Coiffeur, na Brás de Aguiar 742, em Belém. O SM Coiffeur é o primeiro salão a oferecer os produtos da Prévia para os clientes da capital paraense.
Segundo o representante da marca italiana Eric Barbugiani, os produtos são totalmente diferentes dos que são usados em muitos salões, além de trazer terapias naturais existentes no mercado de cosméticos. "Nossos condicionadores e máscaras de terapia têm 97 e 98% de ingredientes naturais, respectivamente - são muito fáceis de usar, têm perfumes que são encantadores e apaixonam também pelo conceito. Nós acreditamos muito na região Norte e no mercado paraense, em todo o seu potencial e, por isso, Belém e Manaus ainda são algumas das primeiras capitais a oferecerem Previa em todo o Brasil", disse Eric.

Eric Barbugiani, ainda destaca a importância da chegada da marca italiana no Pará e no Salão SM. "Tem havido um grande…

Aluno-atleta de Badminton da escola Santa Maria de Belém conquista o Campeonato Paraense de Badminton

Na tarde deste domingo (09), o aluno-atleta de Badminton do 3º  da escola Santa Maria de Belém, André Bernal, sagrou-se campeão do Campeonato Paraense de Badminton 2018 conquistando o pódio em três categorias: na sub-19, na principal e na dupla mista. O campeonato organizado pela Federação de Badminton do Pará foi realizado na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O campeonato teve inicio no sábado com as partidas classificatórias, e André Bernal mostrou desde o começo que ia brigar por medalhas, e foi o que aconteceu neste domingo conquistando em três categorias o ouro do Parazão de Badminton. Para mãe do aluno-atleta, Nagela Bernal, o jovem se preparou para cada partida. “Os jogos foram difíceis, fiquei nervosa acompanhando cada lance das partidas, mas estava confiante que ele não ia me decepcionar”, disse Nagela.
Segundo o atleta André Bernal, as partidas foram de alto nível técnico, com jovens atletas e veteranos mostrando que o Badminton cresce a …

Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH-PA traz para 4ª com RH, o palestrante Yuzo Igarashi

A Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH-PA vai realizar nesta quarta-feira, 08, no auditório Benedito Nunes da Livraria Saraiva, que fica no 2º piso do Shopping Boulevard, o ’’Papos e Ideias na 4ª com RH”, com o tema: Tomada de decisão e o seu cérebro. Quem decide? Para ministrar essa palestra foi convidado o palestrante Yuzo Igarashi. Para participar do evento basta se inscrever gratuitamente acessando: eventos@abrhpa.org.br, a palestra vai iniciar às 19h.
O evento é promovido pela ABRH-PA, que tem como principal objetivo fomentar discussões e debates sobre assuntos relacionados ao trabalho no momento atual, além de levar informações para o publico que queira aumentar o seu leque de conhecimento. “O objetivo é ampliar o conhecimento do publico, fazer com que ele possa se aperfeiçoar ainda com novos métodos”, reiterou a Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Seccional do Pará, Cármen Mateus.
Para o palestrante Yuzo Igarashi o evento tem uma grande importância para o públic…