Pular para o conteúdo principal

Escola Waldomiro Rodrigues promoveu ação do Programa de Combate ao Trabalho Infantil em parceria com o TRT


Desembargadora do TRT Zuíla Dutra, de camisa Branca, Coord. keila Oliveira, de calça branca e professora Leina, de blazer preto. Foto: Jessé Lima

Na manhã desta sexta-feira, 03, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldomiro Rodrigues de Oliveira organizou em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT), o evento com a temática "Lugar de criança é na escola! Diga não ao trabalho infantil" que contou com ação do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do (TRT). O evento foi realizado na quadra de esporte da escola, que contou com a participação dos alunos e professores. A instituição de ensino se localiza na Rua São Bento, 02, no bairro do Benguí.

Na ocasião o (TRT) apresentou na escola o Projeto Acadêmico Padrinho-Cidadão, que conta com a parceria da empresa Proativa do Pará, uma ação de inserção de adolescentes e jovens de famílias de baixa renda da Região Metropolitana de Belém em Curso de Preparação para Aprendiz, com o objetivo de proporcionar àqueles que necessitam trabalhar, e ingressar no mercado de trabalho de forma legalizada, beneficiou quatro alunos da escola que irão participar dos cursos da Proativa oferecido pelo tribunal, são eles; Ruan Santos dos Santos, do 4° ano, Jhonny Cleiton da Ponte Rodrigues, do 5° ano, Luane da Silva Carneiro e Adriele Miranda da Silva, dos turnos da tarde.

Segundo a Desembargadora do Trabalho, Gestora Regional e Coordenadora da Comissão do Programa do TRT8, Maria Zuíla Lima Dutra, a ação que foi organizada com o apoio dos professores da instituição de ensino, tem como principal objetivo o incentivo à aprendizagem. “A inserção de adolescentes e jovens em programas de aprendizagem é um dos nossos carros-chefes ao combate ao trabalho infantil, e as escolas vem nos ajudando nisso, um grande exemplo é a Waldomiro Rodrigues que organizou essa ação de extrema importância”, disse a Desembargadora.

Para a Desembargadora, o trabalho desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho, é tirar os jovens das ruas e da violência.  “Penso que cada pessoa que tiramos das ruas, das drogas, da violência e do mundo do trabalho infantil, representa o esforço da Justiça do Trabalho para melhorar a nossa sociedade como um todo”, destaca.

A professora Leina Ayres destaca o evento como fator principal para tirar os jovens do trabalho ilegal. "Muitos dos nossos alunos estão trabalhando ilegalmente e ação serve para alertar seus pais do erro que eles estão fazendo. Tenho alunos que relatam que estão trabalhando para ajudar no sustento de sua família, mas o importante para essas crianças é estudar e trabalhar de forma legal conforme a lei", disse.

O Tribunal Regional do Trabalho faz um trabalho de conscientização em várias escolas do Estado do Pará, além de contar com parcerias de instituições públicas e privadas, para que possam estar encaminhando esses jovens de baixa renda para realizarem cursos de jovem aprendiz, em empresas parceiras como Proativa do Pará, SENAC, entre outras empresas e instituições.

Para a Coordenadora Pedagógica Keila Oliveira, o sucesso do trabalho se deu graças ao empenho de todos. “O trabalho de organização do evento foi um sucesso graças a equipe de docente e aos demais funcionários que se engajaram em uma só causa, as propostas foram levadas a todos e todos abraçaram para ocorrer essa ação aqui na nossa escola”, disse Keila.

O evento encerrou com a apresentação dos alunos fazendo um coral para as autoridades e demais presentes.




                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A marca italiana de produtos cosméticos chega no Pará com novo conceito de tratamento

Na última sexta (15), a marca italiana Prévia fez o lançamento dos seus produtos naturais e veganos no Salão SM Coiffeur, na Brás de Aguiar 742, em Belém. O SM Coiffeur é o primeiro salão a oferecer os produtos da Prévia para os clientes da capital paraense.
Segundo o representante da marca italiana Eric Barbugiani, os produtos são totalmente diferentes dos que são usados em muitos salões, além de trazer terapias naturais existentes no mercado de cosméticos. "Nossos condicionadores e máscaras de terapia têm 97 e 98% de ingredientes naturais, respectivamente - são muito fáceis de usar, têm perfumes que são encantadores e apaixonam também pelo conceito. Nós acreditamos muito na região Norte e no mercado paraense, em todo o seu potencial e, por isso, Belém e Manaus ainda são algumas das primeiras capitais a oferecerem Previa em todo o Brasil", disse Eric.

Eric Barbugiani, ainda destaca a importância da chegada da marca italiana no Pará e no Salão SM. "Tem havido um grande…

Aluno-atleta de Badminton da escola Santa Maria de Belém conquista o Campeonato Paraense de Badminton

Na tarde deste domingo (09), o aluno-atleta de Badminton do 3º  da escola Santa Maria de Belém, André Bernal, sagrou-se campeão do Campeonato Paraense de Badminton 2018 conquistando o pódio em três categorias: na sub-19, na principal e na dupla mista. O campeonato organizado pela Federação de Badminton do Pará foi realizado na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O campeonato teve inicio no sábado com as partidas classificatórias, e André Bernal mostrou desde o começo que ia brigar por medalhas, e foi o que aconteceu neste domingo conquistando em três categorias o ouro do Parazão de Badminton. Para mãe do aluno-atleta, Nagela Bernal, o jovem se preparou para cada partida. “Os jogos foram difíceis, fiquei nervosa acompanhando cada lance das partidas, mas estava confiante que ele não ia me decepcionar”, disse Nagela.
Segundo o atleta André Bernal, as partidas foram de alto nível técnico, com jovens atletas e veteranos mostrando que o Badminton cresce a …

André Bernal entra em quadra neste sábado e domingo para o Campeonato Paraense de Badminton

O Campeonato Paraense de Badminton 2018 será realizado neste sábado (08) e domingo (09) às 8h na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O atleta medalhista André Bernal entra em quadra visando o lugar mais alto da competição, nas categoria sub-19 individual, na principal individual e dupla na principal mista com a atleta Lorena Raissa.

André Bernal de camisa branca do Banco da Amazônia ao lado dos amigos de quadra Lorena Raíssa e Andrey Tavares Para o jovem atleta André, a competição é muito importante por se tratar do Paraense de Badminton “Não é uma competição qualquer, é uma competição onde vai ter os melhores do estado”, disse André Bernal.
André Bernal treina ao lado de seus amigos de Badminton Hoje o treino foi no ginásio do Núcleo de Esportes e Lazer- (NEL) com os professores Orbelio Neto e Paulo Almeida, e sua companheira de quadra na principal Mista Lorena Raíssa.
Segundo a mãe de Bernal, Nagela Bernal, o jovem tem grandes chances de conquistar as…