Pular para o conteúdo principal

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bragança e Presidente do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente esclarece problema que preocupa povo de Ajuruteua

Foto: Luís Ferreira - SINFRA Bragança

Na última quarta-feira, dia 6 de abril, o Ministério Público Federal, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bragança-Pa promoveu uma Audiência Pública na praia de Ajuruteua para discutir com a população soluções para os problemas ocasionados pela erosão que vem ocorrendo naquela praia. Esteve presente o Ministério Público do Estado, autoridades do município e representantes de órgãos públicos do Estado e da União, além dos moradores da comunidade.

A investigação conta com dados do Corpo de Bombeiros e do Serviço Geológico do Brasil, que apontam quais são os imóveis sob risco de desabamento na praia, e com informações levantadas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

No Estado do Pará, a situação dos municípios de Abaetetuba (praia de Beja), Barcarena (praias de Vila do Conde, Itupanema e Caripi), Belém (Ilha de Mosqueiro), Marapanim (praias de Marudá e Crispim) e Salinópolis (praias da Corvina, Atalaia e Farol Velho) também estão sofrendo os mesmos problemas. Há ações desta mesma natureza também na Ilha do Marajó (Salvaterra e Soure) e nos municípios de Colares, São João de Pirabas, Vigia e Viseu.




Foto: Luis Ferreira - SINFRA Bragança


Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bragança e Presidente do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Estado do Pará, Luís Eustórgio, a população precisa ter mais cuidado com a natureza.

"É óbvio que os prejuízos às pessoas que empregaram recursos financeiros nas construções de imóveis, são grandes. Mas precisamos fazer algumas reflexões, entre as quais, será que a sociedade de uma forma geral não tem uma parcela significativa de culpa, quando jogamos um lixo no chão, quando insistimos em entrar com nossos veículos na praia, quando desmatamos, quando insistimos em construir em cima de dunas, quando jogamos nossa água servida de qualquer modo na areia", reiterou. 

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, as mudanças climáticas no Planeta tem muito a ver com o que está ocorrendo em Ajuruteua, e o aquecimento global é um dos principais itens.

"Precisamos entender também que estamos no bioma Amazônico, o que não dá pra ficar comparando que se construir “isto ou aquilo” como se faz no Japão vai resolver o problema de Ajuruteua. Lá a pluviosidade média anual é de 1.000mm/ano e aqui na Amazônia varia de 1.400 a 3.500 mm/ano com média de 2.000mm. Ou seja, o dobro", reiterou.

O Prefeito João Nelson instituiu em 2013 por meio de Decreto Municipal um GT, o GT-GERCO (Grupo Técnico de Gerenciamento Costeiro) em conjunto com a SEMMA, que  coordena os trabalhos propostos. Trata-se de um fato inédito em nível nacional, demonstra a preocupação da gestão para com a questão. Segundo Luís Eustórgio está sendo discutidas ações favoráveis para as causas da erosão perante aos órgãos estaduais e federais, com o apoio do Ministério Público do Estado e do Ministério Público Federal com a participação da comunidade de Ajuruteua.

"Este assunto está sendo debatido, a fim de buscar soluções, junto aos Entes Federados pois o Município, sozinho, não tem condições de resolver. E é o que estamos fazendo", concluiu o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luís Eustórgio Pinheiro Borges.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A marca italiana de produtos cosméticos chega no Pará com novo conceito de tratamento

Na última sexta (15), a marca italiana Prévia fez o lançamento dos seus produtos naturais e veganos no Salão SM Coiffeur, na Brás de Aguiar 742, em Belém. O SM Coiffeur é o primeiro salão a oferecer os produtos da Prévia para os clientes da capital paraense.
Segundo o representante da marca italiana Eric Barbugiani, os produtos são totalmente diferentes dos que são usados em muitos salões, além de trazer terapias naturais existentes no mercado de cosméticos. "Nossos condicionadores e máscaras de terapia têm 97 e 98% de ingredientes naturais, respectivamente - são muito fáceis de usar, têm perfumes que são encantadores e apaixonam também pelo conceito. Nós acreditamos muito na região Norte e no mercado paraense, em todo o seu potencial e, por isso, Belém e Manaus ainda são algumas das primeiras capitais a oferecerem Previa em todo o Brasil", disse Eric.

Eric Barbugiani, ainda destaca a importância da chegada da marca italiana no Pará e no Salão SM. "Tem havido um grande…

Aluno-atleta de Badminton da escola Santa Maria de Belém conquista o Campeonato Paraense de Badminton

Na tarde deste domingo (09), o aluno-atleta de Badminton do 3º  da escola Santa Maria de Belém, André Bernal, sagrou-se campeão do Campeonato Paraense de Badminton 2018 conquistando o pódio em três categorias: na sub-19, na principal e na dupla mista. O campeonato organizado pela Federação de Badminton do Pará foi realizado na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O campeonato teve inicio no sábado com as partidas classificatórias, e André Bernal mostrou desde o começo que ia brigar por medalhas, e foi o que aconteceu neste domingo conquistando em três categorias o ouro do Parazão de Badminton. Para mãe do aluno-atleta, Nagela Bernal, o jovem se preparou para cada partida. “Os jogos foram difíceis, fiquei nervosa acompanhando cada lance das partidas, mas estava confiante que ele não ia me decepcionar”, disse Nagela.
Segundo o atleta André Bernal, as partidas foram de alto nível técnico, com jovens atletas e veteranos mostrando que o Badminton cresce a …

André Bernal entra em quadra neste sábado e domingo para o Campeonato Paraense de Badminton

O Campeonato Paraense de Badminton 2018 será realizado neste sábado (08) e domingo (09) às 8h na quadra de tênis do Sesi, em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. O atleta medalhista André Bernal entra em quadra visando o lugar mais alto da competição, nas categoria sub-19 individual, na principal individual e dupla na principal mista com a atleta Lorena Raissa.

André Bernal de camisa branca do Banco da Amazônia ao lado dos amigos de quadra Lorena Raíssa e Andrey Tavares Para o jovem atleta André, a competição é muito importante por se tratar do Paraense de Badminton “Não é uma competição qualquer, é uma competição onde vai ter os melhores do estado”, disse André Bernal.
André Bernal treina ao lado de seus amigos de Badminton Hoje o treino foi no ginásio do Núcleo de Esportes e Lazer- (NEL) com os professores Orbelio Neto e Paulo Almeida, e sua companheira de quadra na principal Mista Lorena Raíssa.
Segundo a mãe de Bernal, Nagela Bernal, o jovem tem grandes chances de conquistar as…